
Na passada sexta-feira, 29 de maio, a Feira do Livro de Lisboa foi palco de uma mesa-redonda intitulada “Jovens leitores, jovens escritores?”, dedicada à reflexão sobre a relação entre o prazer da leitura e o prazer da escrita.
A iniciativa reuniu vencedores e finalistas de duas edições do Concurso de Leitura – Ensino Superior (2024 e 2025), que partilharam experiências e perspetivas numa conversa animada que contou também com a participação do público.
A sessão integrou a programação do Plano Nacional de Leitura (PNL) na Feira do Livro de Lisboa, evento em que o PNL marca presença pelo quarto ano consecutivo, promovendo um conjunto diversificado de atividades dirigidas a públicos de diferentes idades.
Às quintas-feiras, na Praça Azul, o Consultório de Leitura reabre as suas portas, das 18h00 às 19h00. Neste espaço, os visitantes podem receber sugestões personalizadas de leitura e esclarecer questões relacionadas com os seus hábitos leitores, bem como obter informações sobre projetos do PNL.
No dia 5 de junho, às 18h00, na Praça Azul, tem lugar a mesa-redonda “O que significa ler em família?”, que propõe refletir sobre a forma como se constrói esta prática: com quem lemos, o que lemos, porquê e como.
No dia 12 de junho, às 18h00, também na Praça Azul, realiza-se a mesa-redonda “Clubes de Leitura: que moda é essa?”, na qual responsáveis por clubes de leitura abordam, entre outros aspetos, o modo como estes espaços acolhem e fidelizam leitores, incluindo novos públicos.
Consulte a programação completa.

Publicado em 04 de Jun 2026

